3 Formas de Consumir com Mais Consciência

 

Pensando na pauta da semana o consumo consciente ficou na minha cabeça, afinal, muito do meu trabalho está relacionado com esse tema. Explicar e falar sobre formas de consumir com mais consciência é necessário e urgente. Quem me segue no Instagram @deborahcancherini deve estar familiarizada com assunto, mais vale esclarecer alguns conceitos, então nada melhor do que trazer esse conteúdo para o blog. Muita gente acha que ao contratar o serviço de Consultoria de Estilo suas roupas serão jogadas no lixo para compra de novas roupas, mas é exatamente o contrário. A forma como eu trabalho é para ensinar você a usar as roupas que já estão no seu armário, através de novas e diferentes composições. Meu olho é treinado para isso. Reinventar várias formas de uso com a mesma peça é ser consciente, pois, dessa forma, você valoriza a sua compra, seu dinheiro e toda a galera que fez parte da cadeia produtiva daquela peça. Quem aqui não tem as suas roupas preferidas? Conheço gente que tem o armário cheio mas usa sempre a mesma calça jeans preta, com a mesma blusa branca e o mesmo sapato. Daí o look acaba ficando sem graça e repetitivo. Então um armário cheio não serve para nada. Conheça agora formas de consumir com mais consciência:

Triagem no guarda-roupa (Closet Cleaning): O consumo consciente começa antes mesmo da compra, quando fazemos uma triagem no guarda-roupa para ver o que está em uso e o que não está. Peças sem uso há dois anos não vale deixar no armário. Quanto mais volume de roupas você tiver, mais sensação de não ter nada para vestir você vai sentir. Essa equação é certa. Um dos serviços que ofereço, a sessão de Closet Cleaning, é exatamente para isso, para entrar no seu armário e identificar, de forma especializada, quais peças ficam, quais podem ou devem sair, quais precisam de ajustes e quais podem ser inseridas na sua rotina, para serem usadas em combinações que você nunca imaginou. Essa sessão é incrível, descobrimos verdadeiros tesouros esquecidos dentro do armário. As vezes, você está cobiçando fazer uma compra, mas nem mesmo sabe como usar as peças que já tem no seu armário. Então, melhor para a sua vida e para o meio ambiente contratar o serviço de Consultoria de Estilo, ao invés de comprar mais uma calça para ficar jogada no armário. Faz sentido para você? Para mim faz total.

Compra necessária: Comprar de forma consciente diz respeito à comprar o que você realmente precisa, viu? Se você já tem uma sandália vermelha, não vale comprar outra vermelha e parecida. Comprar o que você sente falta no seu armário é a compra certeira, aquela que vai agregar na sua vida e vai facilitar o seu dia a dia de vestir.

Comprar em brechó: Há dois anos criei o brechó online @desapegadehh, você pode acessar o site Brechó Desapega Deh para conferir. O diferencial de um brechó está na sua curadoria, ela deve ser especializada para identificar peças incríveis com potencial de venda e em estado de novas. Eu faço a curadoria do @desapegadeh para que a sua experiência de compra seja incrível, e para que você se sinta segura ao optar por peças second hand. Tem brechó para todos os bolsos, inclusive aqueles que trabalham com marcas de luxo. Reutilizar roupas é uma forma tão consciente e bonita que deixa meu coração quentinho. E por que consciente? 1. Porque é sustentável,  você reutiliza uma peça que poderia acabar em um aterro e super poluir o meio ambiente; 2. Porque você prolonga o ciclo de vida da peça, valorizando toda a cadeia produtiva e também a matéria-prima utilizada. Uma peça que não faz mais sentido para você, pode fazer outra pessoa feliz e realizada. Uma peça que não se encaixa mais no seu estilo e rotina pode ser, sim, a cara de outra pessoa. Essa é a beleza da vida: a nossa diversidade de estilos, cores e gostos.

         Foto para @desapegadehh

 

 

1 Comment
  • Carina Andrejew Simões
    Posted at 09:26h, 13 fevereiro

    Muito boa essa percepção sobre o consumo consciente. Acredito que entrar em contato com as nossas próprias roupas seja um verdadeiro processo de autoconhecimento.
    Esse ano quero te colocar nessa tarefa
    Energia boa está naquilo que nos representa, sem acúmulo
    Bjs